Para combater o influxo de mensagens maliciosas e reduzir a quantidade de e-mails indesejados que entopem as caixas de entrada dos usuários, o Google anunciou que, a partir de fevereiro de 2024, o Gmail exigirá autenticação SPF, DKIM e DMARC ao enviar mensagens para contas do Gmail.
Você já se perguntou como é possível verificar se um e-mail que você recebeu é realmente da pessoa ou empresa que afirma ser? Ou talvez você tenha se preocupado com e-mails fraudulentos que tentam se passar por fontes confiáveis. Bem, é aí que entram o SPF, DKIM e DMARC - três ferramentas essenciais para garantir a autenticidade e a segurança dos seus e-mails.
Exemplo de um e-mail devidamente configurado. Esse e-mail de baixas chances de ser recusado pelo servidor de e-mail ou cair na caixa de SPAM.
O DKIM, DMARC e SPF são métodos de autenticação que confirmam que os e-mails são legítimos, ou seja, que não foram enviados por golpistas tentando aplicar fraudes como o Phishing.
Eles ajudam a proteger sua caixa de entrada contra fraudes e ataques de phishing, assegurando que apenas e-mails legítimos cheguem até você. Isso significa que você pode confiar mais nas mensagens que recebe e se sentir mais seguro ao abrir links ou baixar anexos.
Exemplo de um e-mail mal configurado. Esse e-mail pode nem chegar ao remetente, ou ir direto para o SPAM.
Além disso, essas tecnologias também protegem a reputação do nosso domínio. E-mails fraudulentos ou spam enviados em nosso nome podem minar a confiança de nossos clientes e parceiros. Com SPF, DKIM e DMARC configurados corretamente, reduzimos o risco de que isso aconteça, garantindo que os e-mails sejam autenticados e reconhecidos como legítimos
Na TS2 esse recurso de proteção está ativo desde 2021, impedindo que os nossos domínios sejam utilizados para fraudes, como:
Phishing: SPF, DKIM e DMARC ajudam a verificar a autenticidade do remetente de um e-mail, dificultando que os golpistas enviem e-mails utilizando os nossos domínios, se passando por nós para para enganar os destinatários e roubar informações confidenciais. Leia mais sobre Phising.
Spoofing de E-mail: O SPF impede que os criminosos utilizem os nossos endereços de e-mail, restringindo os servidores autorizados a enviar e-mails em nome de um domínio específico.
Man-in-the-Middle: O DKIM adiciona uma assinatura digital ao cabeçalho do e-mail, garantindo que o conteúdo não tenha sido alterado durante a transmissão, dificultando ataques de Man-in-the-Middle, nos quais os invasores interceptam e modificam os e-mails em trânsito.
Spam: O DMARC pode ajudar a reduzir o envio de e-mails de spam ou maliciosos em nome de um domínio, fornecendo instruções aos servidores de e-mail do remetente de como tratar e-mails que não passam na autenticação SPF e DKIM.
Resumindo, SPF, DKIM e DMARC são ferramentas poderosas para garantir a autenticidade e a segurança dos nossos e-mails. Eles trabalham em conjunto para proteger sua caixa de entrada contra fraudes, garantindo que apenas e-mails legítimos cheguem até você, e ajudam a proteger a reputação do nosso domínio ao evitar que agentes maliciosos usem ele para praticar golpes.
Leia mais sobre DKIM, DMARC e SPF:
O que são DMARC, DKIM, e SPF? (Cloudflare)
Google e Yahoo! definem um prazo curto para o cumprimento de novos requisitos de autenticação de e-mail. (ProofPoint)